sexta-feira, 17 de julho de 2009

Projeto: Ternos Itinerantes por uma sociedade inclusiva

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPORTE E CULTURA.


PROJETO


Ternos Itinerantes
por uma sociedade inclusiva.


Autoria: Reinaldo Cardoso da Cruz
Incentivadora do Projeto: Noélia Morbeck.


Planaltino: 04/07/2009.

Apresentação:

O projeto tem como meta o resgate das manifestações culturais, como ternos de reis , bumba-meu-boi, cantigas de roda, contadores de historias entre outras manifestações. O mesmo servirá de forte instrumento a inclusão social dos envolvidos, trazendo um fortalecimento entre jovens e pessoas experientes da comunidade.

Justificativa:

A cidade de Planaltino não oferece muitas opções de laser, as pessoas acabam passando os seus tempos disponiveis na frente da TV, assistindo as novelas e outras programações. As crianças desde cedo ficam assistindo desenhos ou no vídeo game.
Por exemplo: o programa da Xuxa trouxe um linguajar diferenciado incentivando as crianças sob varios aspectos, tornando-as pessoas sem identidade cultural. Os canais de TV oferece programações do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e não temos programações regionais. Com isso as outras culturas, costumes, acabam exterminando com o nossos costumes e tradições.
Hoje com a globalização ficamos em um mundo vuneravel, onde a mídia traz coisas boas e ruins, com isso a nossa cultura vai perdendo o seu espaço, para a dança da boca da garrafa, dança da bundinha e outros modismos.
Por esses e outros motivos que pensamos no projeto “Ternos Itinerantes por uma sociedade inclusiva” , que tem como alvo pessoas da comunidade envolvidas nas várias manifestações populares que serão realizadas através de oficinas, onde a comunidade participará das atividades todas relacionadas e baseadas na nossa cultura regional.

Objetivo Geral

Oferecer a comunidade meios de integração entre: manifestações culturais de nossa região, com outras regiões. Para isto será criado o dia “D “ das manifestações culturais. Com o apoio do Poder Publico, comunidade em geral, pretendemos equipar os grupos de ternos de reis de todo o municipio. Juntamente com a Secretaria de Cultura levantaremos dados de quantos grupos de ternos de reis existem em nosso municipio.
Depois que os ternos estiverem organizados, a Secretaria de Cultura entrará em contato com todas as Secretaria que compoem o Vale do Jequiricá, divulgando o dia “D” que será no dia 06 de Janeiro, onde acontecerá as apresentações dos ternos de reis.

Os municipios interessados deverão confirmar sua presença. Os ternos mais organizados ganhará um troféu como incentivo ao fortalecimento da cultura.
A comunidade terá um espaço livre para colocar barracas, vender comidas típicas, artesanatos ...
Depois que os ternos se apresentarem outras manifestações culturais podem se apresentarem de acordo com a programação da comissão reponsável juntamente com o coordenador de cultura Municipal. Manifestações tais como: contadores de historias, poetas, repentistas, dançadores de catiras, cordelistas.

Objetivos Especificos

- Promover a cultura como instrumento de inclusão social e um meio de integração comunidade urbana e rural;

- Promover parceria entre Prefeitura x Comunidade;

- Adquirir materias para confecção de roupas e outros utensilios;

Público Alvo

O Projeto pretende atender umas 200 pessoas envolvidas nas várias manifestações culturais.
A faixa etária de idade dos envolvidos fica entre 15 a 60 anos.

Divulgação do projeto

- Envio de e-mails;
- Envio de papel impresso as pessoas que nos apoiarão;
- TV sudoeste da Bahia;
- Secretaria de Cultura do Estado da Bahia;
- Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação e Cultura;

Cronograma de Apresentações:

“A discutir com a comissão organizadora do evento.”

Despesas do Projeto

Em torno dos 5.000 mil reais.

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

amigos são para sempre.