segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Projeto Amigos da Escola - Dias Melhores para Sempre - Planaltino-Bahia


Projeto Amigos da Escola – Dias Melhores Para Sempre.

Eduquem-se as crianças e não

será necessário castigar os homens”


Banda Forrozão Nagalera e Senhor Damião recebem homenagem

como amigos da Escola Clemente Mariani.


SUMÁRIO


1 – Introdução;

2 – Justificativa;

3 – Histórico da Música em nosso Município;

4 – Objetivos;

4.1 – Objetivos Específicos;

5 – Período de Execução do Projeto:

  1. 1 – Orçamento.


  1. Introdução:

Grupos como Afro-Reggae

diariamente estão ligados as comunidades

mais carentes. Grandes profissionais de

diversas áreas são descobertos nestas

comunidades. A música quebra preconceitos,

diminui as desigualdades sociais. Faz um elo

entre o lúdico e o profissional.

Reinaldo Cardozo da Cruz.

A música como fonte de renda, usada como lazer, esperança de alguns e abuso de muitos, tem sua importância e seu valor, independente de sua finalidade.

Tivemos muitos exemplos de como a mídia vem banalizando o nosso cenário musical. A Bahia por exemplo tem muitos artistas famosos como: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Djavan entre outros. Só que tivemos vários momentos que a música de má qualidade sobrepôs aos mesmos. A dança da boca da garrafa, rala a tcheca no chão, vamos abrir a roda enlanguescer entre outras composições. Estamos ficando cada vez mas pobres quando diz respeito a boa música.

Preocupando-se com estas questões o Projeto Amigos da Escola – Dias Melhores Para Sempre, pretende levar música as escolas para tentar mudar um pouco a realidade citada acima. Pensando numa juventude futura cheia de histórias para contar e de coisas boas para fazer, vamos realizar esse trabalho voluntário com objetivo de enriquecer nossa cultura. Estaremos nas escolas nos evento como: Abertura do Ano Letivo, Dia das Mães, encerramento dos festejos juninos, Dias dos Pais, Dia dos Professores entre outras datas comemorativas.

2. Justificativa:

O Forrozão Nagalera vem se apresentando como amigo da escola. Percebemos o quanto é gratificante quando notamos que todas as crianças, em especial as de comunidades carentes, estão se divertindo.

No começo do ano de 2009 fizemos a abertura do ano letivo na Escola Clemente Mariani, onde pude observar que a carência dessas pessoas de localidades como Rua Maracás não é uma carência de alimentos e sim uma carência de inclusão social, de estarem mostrando seus talentos, sua voz e sua dança.

O encerramento da Escola Clemente Mariani por exemplo, tiveram várias atrações entre as atrações estavam um grupo de meninas, algumas da rua Maracás e outros mais distantes do centro da cidade.

Se em Planaltino as crianças e adolescentes estão carentes de demonstrarem as suas manifestações artísticas, imaginem nos distritos e povoados no nosso município. Há uma necessidade imensa de estar resgatando a cultura local, bem como investir e dar oportunidade à vários jovens que estão começando agora .

Quando o jovem perceber que na sua Escola se tornou um verdadeiro palco de Shows. Com certeza sua carência será preenchida com várias atividades na qual será inserido como: cantar, dança, dramatização entre outras manifestações artísticas.

3 – Histórico da Música em nosso Município:

A 1ª Banda Musical de Planaltino

ano de 1973 a 2004.

Componentes: Vera, Pé – de – Dega, Fafá e

Carlinhos.


Nos anos 80 em Planaltino a música que se ouvia era: Menina Veneno, Vinícius Cantuario, músicas internacionais entre outras. Hoje temos bailes quase todos os finais de semana, as musicas tocadas são: rala techeca no chão, Netinho do Forró, Silvano Sales, a dança do creo.

  1. Objetivos

4.1- Objetivo Geral

Colaborar com os eventos das escolas do Município. Em contra partida o Município ficará na responsabilidade de divulgar o trabalho do grupo Forrozão Nagalera em todo território do Vale do Jiquiriçá dando destaque os Festejos Juninos.

4.2 – Objetivos Especificas

- Realizar mine Shows em eventos promovidos pela Secretaria Municipal de

Educação;

- Valorizar os Artistas locais através de shows de calouros realizados

nas escolas municipais.

- Promover concursos de danças com alunos do Ensino Fundamental;

  1. Período de Execução do Projeto:

O Projeto será realizado no decorrer do ano letivo de acordo com o cronograma

das escolas.

5.1- Orçamento.

Este projeto não terá nenhum custo pois será feito com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e músicos locais.

  1. Elaboração do Projeto:

Reinaldo Cardozo da Cruz (autor);

Ismael Medeiros (colaborador);

Jakline Milena (Colaboradora)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

amigos são para sempre.