O Senhor Otávio Bernardo lembrava do Roubo de Mato para fazer roça que era tradição em Planaltino e região entre os anos de 1964 a 1968. Como exemplo citou o roubo de mato que aconteceu na fazenda do seu pai.
Os homens chegavam com uma bandeira anunciando o roubo do mato. A noite quando o fazendeiro percebia, já estavam trabalhando. O Pai do Senhor Bernardo, teve que matar 02 bois, pois o serviço aumentou e quem roubava mato não podia deixar o serviço pela metade, tinha que fazer por completo.
Conversa vai, conversa vem, Amandinho falava para todos que a primeira TV que entrou em Planaltino foi a da casa do Senhor Artur. Odilon continuou dizendo: a televisão daquela época era de madeira e só tinha uma pequena tela (o pessoal chamava de caixão de Oropa) e era muito pesada.
O Senhor Joãozinho falava pra todos, que, quando pequeno usava uma espécie de vestidão, ficava meninos e meninas usando um tipo de saia. Ainda na conversa, nequinha e Amandinho lembrava que nos anos de 1974, faziam uma fila de pessoas para assistir televisão, pois tinham poucas, os postes das ruas, eram enormes feitos de madeira, a energia era produzida por um motor ligado a um gerador que distribuia energia para as casas da Cidade.
Na conversa, culpavam as máquinas, pois as mesmas fazem o trabalho de vários homens, com isso às pessoas perderam a prática de fazerem mutirão para o trabalho na lavoura, hoje se tornou muito individualista e não tem mais aquele encanto de antigamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
amigos são para sempre.