segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Seca prolongada, preocupa os Planaltinenses!

Na Região Nordeste, o que mais se destaca é a seca, causada pela escassez de chuvas, proporcionando pobreza e fome. 

A partir dessa temática é importante entender quais são os fatores que determinam o clima da região, especialmente na sub-região do sertão, região que mais sofre com a seca. 
Planaltino, que fica situado na Região Sudoeste da Bahia,  já tem vários meses que vem sofrendo com uma seca prolongada.
A população  Planaltinense, depende exclusivamente da Barragem , esta que a cada dia está perdendo o seu volume D ´água.
Segundo os moradores da Cidade,  a embasa, governantes (esfera Municipal, Estadual e Federal) deverá pensar em adotar medidas urgentes.


Aqui, lama está virando pedra.





Carros "PIPA", abastecem a maioria do  
Município.

Voltando ao Túnel do Tempo.

Barragem Nova Esperança

No ano de 1967, havia uma grande precariedade de água em Planaltino. Em 1968, o prefeito Lauro Ribeiro de Novaes, percebendo que a população de Planaltino estava crescendo e com isso aumentando ainda mais a necessidade por água, idealizou um projeto para construção de uma barragem visando suprir o consumo de água dos moradores. Diante da escassez da’água o prefeito com o apoio de toda comunidade deu início a construção da barragem no terreno do Sr. Celino José Fontes, o qual doou o mesmo beneficiando toda a comunidade com este ato. Pois até o presente ano citado acima, não havia a barragem nova esperança, nome que faz jus a este patrimônio, porque contam os moradores que depois da construção da barragem a esperança voltou para Planaltino. Para a construção da barragem Nova esperança foi utilizado um maquinário de Feira de Santana, além disso, o prefeito Lauro Ribeiro de Novaes contratou um engenheiro de origem alemã que morava no município de Maracás para realizar a construção. No mesmo período foram construídas outras barragens de menor porte na zona rural.
Eram tempos difíceis para todos, por não haver água disponível, os moradores do município pegavam água numa localidade denominada brejinho, de propriedade do Sr. Deraldo Pereira da Silva, no Jerome, no Pé da pedra e no Morro de cima; que eram minadores naturais situados aos arredores do município. A água retirada desses minadores era utilizada para beber, lavar roupa, entre outros tipos gastos, só que a água não era suficiente para suprir a necessidade de todas as pessoas que aqui moravam na época. Muitos carregavam a água dos minadores em latas, na cabeça, também em carotes e transportada em lombo de animais, era um grande sofrimento principalmente pela distancia que percorriam. A conclusão da barragem aconteceu seis meses após o início da obra. Depois de construída a Barragem Nova Esperança passou por diversas reformas e desde então nunca secou. A EMBASA (Empresa Baiana de Abastecimento) passou a abastecer toda população Planatinense com água potável a partir da década de 90. Esta Obra marcou a administração do prefeito Lauro Ribeiro de Novaes, que entre outras  realizadas em seu governo que beneficiou toda população.

Fonte: Nadoautodidata e Wikipédia.

Como ganhar dinheiro na Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

amigos são para sempre.