No ano de 1967, havia uma grande precariedade de água em Planaltino. Em 1968, o prefeito Lauro Ribeiro de Novaes, percebendo que a população de Planaltino estava crescendo e com isso aumentando ainda mais a necessidade por água, idealizou um projeto para construção de uma barragem visando suprir o consumo de água dos moradores. Diante da escassez da’água o prefeito com o apoio de toda comunidade deu início a construção da barragem no terreno do Sr. Celino José Fontes, o qual doou o mesmo beneficiando toda a comunidade com este ato.
No ano de 2012, a Barragem União está no seu limite. Em reunião com os técnicos da Embasa, surgiu até o comentário que “ só duraria 15 dias apenas” e que a sociedade poderia ser abastecida, por carros pipa.
O prefeito Joseval Alves Braga, juntamente a sua equipe “Planaltino Lugar de Viver”, buscou parcerias junto ao Governo que enviou a “CERB" na tentativa de resolver o problema D´água no município. As primeiras tentativas, foram frustradas, poços com vazão muito baixa e de água salgada.
Já os poços, perfurados na Fazenda da Família Fontes, alcançaram um bom êxito. Os mesmos deram uma boa vazão e água doce. Que serão utilizados para abastecer a Sede (Planaltino). Então, pela Segunda vez na história, a família fontes se doa para solucionar a questão do problema d´água em Planaltino – Ba.
EU NASCI AI NESSA CIDADE, E ESTOU COM 24 QUATRO ANOS E COM 20 EU VIM DE PLANALTINO PRA SAO PAULO, E NUNCA VI ESSA BARRAGEM SECAR TANTO TENHO PENA DAS PESSOAS DOS ANIMAIS QUE VIVEM AI NESSE SOFRIMENTO, PELO O QUE EU SEI UMAS DAS CAUSAS DA FALTA DAGUA AI E USO INCORRETO DA AGUA,POR PESSOAS QUE NAO PENSA NO POVO PLANALTINENSE.
ResponderExcluir