domingo, 27 de janeiro de 2013

Comunidade do Angico, mantém viva a sua Cultura Popular.

Neste sábado dia 26/01/2013, fui convidado pelo Senhor Zeca do Angico, para participar de sua Reza que acontece todos os anos. Logo que chegamos a sua Casa, fomos bem recebidos e agraciados com as muitas histórias relacionadas ao tempo antigo que Zeca conta com muito prazer. Ele fez um pequeno relato do que acontece durante o ano  em sua casa e com seu Terno de Reis.  Fez questão de nos mostrar o presépio, o altar dos Santos e os instrumentos do Terno de Reis. Aos poucos as rezadeiras começaram a surgir e em pouco tempo já ouvíamos o coro afinado das ladainhas soar aos nossos ouvidos.

        
No intervalo de uma ladainha e outra, Zeca soltava um Foguete, que chama os vizinhos e também para cumprir alguma promessa, talvez agradecendo as fortes chuvas que trouxe a alegria do nosso povo, principalmente o povo do Campo.



  Assim que findou a ladainha, Zeca já preparava os instrumentos e seus parceiros do Terno de Reis já estavam preparados para começar a apresentação do seu Terno. 



Percebemos a forte ligação entre o Terno de Reis e a religiosidade, um casamento perfeito.  Podemos observar, que as rezas, a tradição do Terno de Reis de fazer visita as casa continua viva na Comunidade do Angico.



Estas visitas as localidades tem o objetivo de fazer um diagnóstico da cultura do nosso Município e poder buscar parcerias e juntos proteger a nossa cultura Popular para que ela permaneça viva, nestes indivíduos e em seus descendentes.
Estas ações são parte do meu trabalho junto a equipe de Cultura do Município de Planaltino que tem como Dirigente o Professor Enilton Morbeck.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

amigos são para sempre.